AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Disputa por cargos no governo de Dilma causa mal-estar entre PT e PMDB

Juntos ou separados ?
A disputa por cargos no futuro governo Dilma Rousseff está causando mal-estar entre as duas grandes forças políticas que venceram as eleições: PT e PMDB. Além da partilha dos ministérios, está em jogo o comando do Congresso.Apesar das aparências, a disputa está declarada. Em jogo, o espaço no novo governo. Para começar, o PMDB quer manter os ministérios que têm hoje e deixou isso claro, sem rodeios. “Tirar saúde, tirar comunicações... O PMDB que ganhou eleição vai sair do governo?”, questiona o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do partido.

Para ganhar força, o PMDB atraiu outros partidos aliados para formarem um super bloco de deputados. A movimentação do PMDB é uma manobra que deixaria o PT isolado e o novo governo refém desses aliados. Juntos, cinco partidos conseguiriam, por exemplo, eleger o presidente da Câmara e ditar o rumo das votações.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), líder do partido, diz que não é por aí. “Não é o melhor caminho, nem a preciptação nem a chantagem. Ganhamos a eleição juntos e pretendemos governar juntos”, afirma.

Coube ao vice-presidente eleito Michel Temer, que também é presidente do PMDB, pedir calma ao partido. “O que ficou estabelecido em uma conversa rápida que nos tivemos é que PMDB e PT estarão juntos em todas as hipóteses”, ressalta.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os partidos agora têm que conversar. “A política é como o leito de um rio. A gente deixa a água correr tranquilamente, e tudo vai se colocando de acordo com é mais importante. Se as pessoas começam de forma conturbada a mexer na política, pode não ser muito bom”, aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook