AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MARANHÃO NO PROGRESSO !

Gás Natural em Capinzal do Norte-Ma


MARANHÃO
Crescimento e Desenvolvimento


Para o governo do maranhão levando em conta os números de investimentos confirmados, o Maranhão caminha de forma sólida para uma nova década de crescimento e desenvolvimento social e econômico. Nos próximos seis anos, período em que o estado, conforme anunciado, receberá mais de 100 bilhões em investimentos públicos e privados.
Essa nova realidade de crescimento do Maranhão é sustentada em investimentos concretos em diversos segmentos econômicos, atraídos pelas vantagens comparativas e competitivas do estado (localização privilegiada, infraestrutura, portos, ferrovia, rodovias, energia e água).
O novo Maranhão de investimentos de grandes indústrias, e obras estruturantes, com oportunidades de emprego e renda para a população começou a ser construído a partir de agosto de 2009 com a Painel Empresarial que reuniu em São Luís as maiores empresas com atuação no Brasil e no exterior, como EBX, Vale, Alumar, Suzano, Petrobrás, grupo Ferroeste e Ambev, além do BNDES.
O Maranhão vive o momento ímpar das oportunidades, com a instalação de grandes empreendimentos em vários municípios maranhenses, como a Refinaria Premium I, em Bacabeira, a Aciaria em Açailândia (com capacidade para produzir 360 mil toneladas de ferro gusa por ano), a mineração de ouro em Centro Novo e Godofredo Viana, a fábrica de celulose em Imperatriz, duas plantas de produção de cimento em São Luís, complexo avícola em Balsas, e agora a exploração de gás natural e a perspectiva de petróleo no Município de Capinzal do Norte, além de outros investimentos estruturantes como a ampliação do Porto do Itaqui e da Ferrovia Carajás.
Porém a grande notícia divulgada nessa semana foi dada pela OGX de que o Maranhão possui a maior província petrolífera na região de Capinzal do Norte com potencial estimado em 56 trilhões de pés cúbicos de gás natural (volume equivalente a duas Bolívias) e 1,9 bilhão de barris de óleo. Em pouco tempo o Maranhão será um grande produtor de gás natural e quem sabe até de petróleo, atividade que irá gerar riquezas, novas oportunidades de emprego e renda e atrair mais indústrias para o estado. Segundo o governo a Refinaria é um dos maiores investimentos no estado, e que irá gerar aproximadamente 132 mil empregos diretos e indiretos.

Um comentário:

Facebook