AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I Fórum de juventude " CIDADANIA , JUVENTUDE , MEIO ANBIENTE "

O grupo paceiros socioanbientais de Peritoro-MA (GPS), realisou neste dia 06 de agosto o I fórum de juventude no povoado Livramento, com os temas " CIDADANIA, JUVENTUDE E MEIO ANBIENTE ". Esteve presente varias linderanças do municipio e da região. Antonia Dalva ( SEMA), Joana ( GPS), Germano( cood. de Educação ), Adriano Macedo( Presidente de JAP), Germano ( representando sec. agricultura ).
Adriano Macedo na sua fala disse o quanto é importante que a juventude esteja formada em grupos, no entanto o grupo só será lugar de crescimento, amadurecimento e formação se permitir o conhecimento de si, a descoberta do valor do outro e o despertar para consciência coletiva. O grupo não pode ser um gueto . Seja em igreja, escola, ONG ou praça, deve entender que faz parte de um contexto e precisa estar aberto ao outro. Além de respeitar as diferenças e a diversidade dentro do contexto grupal, também é necessária a abertura para o diferente. A experiência de grupo saudável permite esse crescimento pessoal e coletivo, formando indivíduos que dialogam.

Desbravadores de Peritoro-MA
Também esteve presente o grupo dos desbravadores de Peritoró-MA, na sua apresentação falavam os seus objetivo : Trabalhamos em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestamos, também, socorro em calamidades e participamos ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formamos muitos amigos!


Espetor francinaldo e Soares ao fundo
Patrulheiros da PRF estiveram dando uma palestra com tema  "Jovens e drogas ", nas suas falas diseram da seguinte forma : Os jovens falam abertamente de suas experiências e rituais para o consumo das drogas. É a curiosidade, o prazer de saber como é, que abre a possibilidade para a experimentação e à iniciação ao uso de drogas.
Como em rituais de iniciação, a convivência desses jovens nos bares oferece a possibilidade de experenciar um sentido da vida em comum, de communitas, que subverte e põe em questão as regras do cotidiano. A experiência de communitas permite que as relações entre os indivíduos, que estão participando dos rituais, tornem-se, idealmente, horizontais e igualitárias, reforçando os laços sociais.Os jovens transitam em duas formas de sociabilidade alternativas. O mundo da vida cotidiana, onde prevalecem as relações impessoais, a "diluição" das identidades individuais e subjetividades na multidão da metrópole. E o mundo das drogas, onde predominam outros códigos, valores e normas de conduta. Podemos compará-lo ao mundo do sonhos, da brincadeira, das festas, dos ritos e das experiências transcendentes.Daí a transgressão freqüentemente estar associada ao 'mundo das drogas', que se opõe à vida cotidiana e à sua falta de sentido. "As drogas proporcionam prazer rapidamente. É fuga, liberdade. É ter forças para encarar a vida e um futuro sem sentido.

 E para encerra ,foram feitas propostas onde seram entregue as autoriades Politicas do municipio e estado. Também fio criado o Conselho Municipal de Juventude, Em outras palavras, os CMJs interagem com todas as esferas políticas do município, levando idéias e propostas de ações específicas que possam ser implementadas pelo Poder Público local. Trata-se, portanto, de um órgão estratégico de apoio governamental que desempenha funções consultivas e fiscalizadoras. Além disso, constitui-se num lócus legítimo e democrático de interação entre a sociedade civil e o Poder Público, possibilitando ao jovem uma oportunidade única de levar suas reivindicações até os poderes constituídos e, dessa maneira, tornar-se sujeito participativo do processo político, abandonando assim a apatia política que paralisa a juventude atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook