AGORA É NOSSA VEZ !

MACEDO

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Castelo conclama população de São Luís a receber o Censo 2010



O prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu, na manhã desta terça-feira (03), em seu gabinete, visita de cortesia do chefe substituto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Sérgio Motta, que destacou a importância do Censo Demográfico 2010 para o país. Ao agradecer a visita, ele conclamou a população a dar todo o apoio para que os recenseadores possam executar com êxito o trabalho de coleta de dados nos domicílios da capital maranhense.
Castelo lembrou que, na condição de prefeito, foi um dos primeiros habitantes de São Luís a abrir as portas de sua residência para receber um recenseador do IBGE e lhe prestar, de imediato, todas as informações necessárias ao preenchimento do questionário do Censo de 2010.“Em razão da extrema importância das estatísticas censitárias para a própria população ludovicense, conclamo os cívicos moradores e moradoras da cidade a fim de que, de pronto, também recebam, no decorrer dos próximos 90 dias, em suas residências, os agentes censitários do IBGE”, disse Castelo.
Ao lado da supervisora de Disseminação de Informação do Instituto, Leide Carvalho Freitas, Sérgio Motta, disse que João Castelo age com espírito público ao tomar a iniciativa de estimular a população de São Luís a participar do Censo 2010. “O Censo não é apenas do IBGE, é de toda a sociedade brasileira, por isso agradecemos este apoio que o prefeito presta a este inestimável trabalho da nossa instituição”, afirmou Sérgio Motta.
Depois de lembrar que é um dever de todo cidadão para com o Estado prestar-lhe informações para fins estatísticos, garantido o sigilo, o prefeito fez um apelo para que os moradores de São Luís forneçam aos recenseadores, sem maiores delongas, os dados requeridos pelo recenseamento, de modo a que seja traçado, com elevado grau de fidedignidade e qualidade, o perfil demográfico da população e das condições sociais das famílias da cidade.O coordenador de Difusão do IBGE, Reinaldo Barros, e o secretário municipal de Comunicação, Edwin Jinkings, também participaram da reunião.
Instrumento de planejamento – Durante a visita, Castelo destacou ainda que as estatísticas censitárias, como as deste Censo de 2010, que o IBGE em breve disponibilizará, inclusive via internet, constituem um poderoso instrumento para o planejamento dos programas e ações de governo a exemplo do Plano Plurianual - PPA, das campanhas de vacinação, dos projetos de saneamento básico, da construção e ampliação de escolas e postos de saúde, de hospitais, de espaços de lazer e de moradias.
“Enfim, servem como uma legal e verdadeira bússola para a mais correta, segura e ética tomada de decisão por parte dos governantes e administradores públicos quanto ao uso dos recursos arrecadados”, ressaltou João Castelo.
O 12º Censo Demográfico brasileiro começou no último domingo (1º). A novidade é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas, segundo o IBGE, esta possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso às perguntas em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas.

Um comentário:

  1. Olá!
    Sou Sousa Neto, 37, de Chapadinha-MA. Como também mantenho um blog aqui na cidade (pioneiro), q hj contabiliza mais de 500 mil acessos (recebe uma média de 600 acessos/dia), gostaria de lhe propor uma troca de links: Vc coloca o link de meu blog em sua página e, eu retribuirei colocando o link de seu blog em minha página. Combinado?
    No aguardo.

    Fraternal abraço,
    SOUSA NETO - Administrador do blog ChapadinhaSite.com
    (98) 9127-6568

    ResponderExcluir

Facebook